terça-feira, 12 de junho de 2018

PLACAS TOPONÍMICAS ANTIGAS-I PARTE


PLACAS TOPONÍMICAS DE ANTIGAMENTE - I PARTE



Pela cidade vão sobrevivendo algumas placas toponímicas de um tempo em que a cidade era completamente diferente do que é hoje. As placas normalizadas que hoje as ruas do Porto ( desde 2004  e da autoria do artista Armando Alves) ostentam foi uma tentativa conseguida de dar alguma coerência a uma quase anarquia que existia.
Peguemos  em algumas delas e vamos aproveitar para falar de toponímia e de história.

Uma das mais belas placas toponímicas. A Praça de Carlos Alberto orgulha-se de ter duas placas em dois dos seus recantos.
A Praça de Carlos Alberto tem esta designação desde  21 de Fevereiro de 1852. Foi uma forma de imortalizar o rei que derrotado pelos austriacos na Batalha de Novara veio para o exílio e aqui, na nossa cidade, morreu.
Em 1614 era chamado Campo da Bandeira, antes tinha pertencido ao Campo do Olival. Foi chamado, e a partir do século XVIII, Largo dos Ferradores, estavam aqui os homens que tratavam e ferravam  os cavalos .
Esta praça nasceu da confluência de dois  velhos caminhos medievais.
A estrada para Braga, pela actual Rua de Cedofeita, antiga Rua da Estrada, e a Estrada para Viana do Castelo e Santiago de Compostela.

Sem comentários:

Enviar um comentário