sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CASA DE SANTO ANTÓNIO DO PENEDO/PALÁCIO DO CONDE DE AZEVEDO

Casa de Santo António do Penedo ou Palácio do Conde de Azevedo, casa nobre sita na Rua Saraiva de Carvalho (outrora Santo António do Penedo). Desconhece-se quando foi construída, mas terá pertencido aos Pereira de Sampayo. Em 1771, foi concluída a escadaria, aquando do rebaixamento da rua. Vendida ao 1º Visconde de Azevedo, Francisco Lopes de Azevedo Velho da Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho (1809-1876), provavelmente por volta de 1858.
No mesmo ano, o visconde requereu à Câmara licença para remodelar o palácio e anexar-lhe um prédio contíguo. Sá Coelho foi elevado a conde pouco antes de falecer. Agraciado com a Torre e Espada e a comenda da Ordem de Cristo, foi governador de Braga e deputado pelo Porto. Tinha avultados bens no Minho. Pessoa de vasta cultura, possuía uma excelente biblioteca e tinha uma oficina em casa onde reproduzia livros.
Em 1887, a casa foi vendida ao Estado que ali instalou a Repartição da Fazenda. Encontrava-se há vários anos desocupada, com todos os inconvenientes que isso representa para qualquer edifício (tenhamos presente o que aconteceu ao Palácio do Freixo e ao palacete dos Pestanas).
No último ano, começou a ser transformado num empreendimento de apartamentos turísticos. O edifício, que renasceu a partir de 2015, foi considerado pela Academia Nacional de Belas Artes como um dos melhores da transição do século XVII para o XVIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário