quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Presidentes




JOSÉ AUGUSTO CORREIA DE BARROS (1835 – 1908)
Presidente de 12/01/1881 –a  31/12/1886
Engenheiro, proprietário e par do reino, foi um dos poucos homens do seu tempo a não aceitar um título nobiliárquico.
O seu mandato foi marcado pelo empenho na ligação ferroviária para Barca de Alva. Começou as obras para ligar toda a cidade à rede pública de água e a construção dos mercados do Anjo e de Ferreira Borges para melhorar a rede de mercados. Abertura da rua Álvares Cabral, ajardinamento da praça defronte à Associação Comercial do Porto. Prolongamento da rua de Passos Manuel até ao largo de Santo André. Foi aqui que nasceu a ideia de se prolongar a ligação feita pela ponte de baixo até ao Barredo (túnel da Ribeira). A partir deste mandato, o centro da cidade começou a ser iluminado pela luz eléctrica. Mas também foi durante o seu mandato que a cidade foi atacada por surtos de cólera.


ANTÓNIO DE OLIVEIRA MONTEIRO 

(1842 – 1903)
Presidente de 08-09-1887 – a 31-12-1892
Médico, professor universitário, proprietário e par do reino.
Foi o presidente que chamou Guilherme Gomes Fernandes para responsável do departamento de incêndios da Câmara. Durante a sua presidência foi aprovado o projecto de construção da Circunvalação, foram instalados os condutores subterrâneos de iluminação da cidade e começados os projectos de construção do Mercado do Bolhão.
Também foram pensados novos Paços do Concelho e Ricardo Jorge começou a tratar, a pedido da Câmara, da higiene da cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário