DICIONÁRIO JUDAICO
Abafadores
Segundo relatos antigos, em Trás-os-Montes e Beiras os judeus ou cristãos- novos mandariam «abafar» os seus entes que já estavam em estado terminal. Era uma forma de não receberem os últimos sacramentos da extrema-unção dados por um padre católico. Era uma forma de o doente também não denunciar, mesmo que involuntariamente, a sua condição de judeu, num tempo em que muitos cristãos-novos muitas vezes não eram mais que cripto-judeus. Há quem afirme que tudo não passava de lendas e histórias inventadas pelos cristãos quando viam chegar junto da casa do doente os homens que vinham praticar os ritos fúnebres inerentes à religião judaica. O «abafamento» é uma forma de homicídio, logo é uma prática ilícita segundo a lei judaica.
Açougues
No Porto medievo existiam três açougues: o do Bispo, o do Rei e o dos
Judeus. O açougue judeu era liderado por um Shochet4 talhante profissional, que matava o gado segundo os preceitos religiosos.
Ado-nai − Significa «Meu Senhor», nome usado pelos judeus quando se referem a Deus.
Alheira − Associado aos judeus é, sem dúvida, o mais conhecido enchido português. Transmontano de origem, é um enchido que tem evoluído e sofrido mutações ao longo dos tempos. Na sua origem levava diversas carnes: pato, perú, vitela, faisão, etc. A tradição diz-nos que os judeus inventaram a alheira para fugirem aos inquisidores que, quando penetravam nas casas dos cristãos-novos, procuravam na despensa carne de porco ou se, na sua ausência, não estariam perante cripto-judeus. Ao misturarem as diversas carnes com o pão conseguiam disfarçar a ausência da carne de porco, dizendo que ela também fazia parte da mistura… Era uma forma velada de conseguirem respeitar as suas convicções religiosas.
Anti-semitismo
Contra os judeus: expressão usada ao longo da história e que designa o ódio ao povo judeu consubstanciado nas perseguições, pogrom, conversões, etc. O Holocausto (Shoá) é o mais conhecido episódio da sanha contra o povo judeu.
Anus − Palavra hebraica que significa forçado. Era o termo aplicado aos judeus que eram obrigados à força a abdicar da sua religião. Os descendentes dos Anusim (forçados) que continuaram (alguns até ao século XX) a praticar rituais judaicos na clandestinidade e a manter a matrilinearidade judia nos casamentos tomaram o nome de Bnei (filhos) Anoussim. É importante dizer que, num certo sentido, todos os portugueses são Bnei Anousim, ou seja, todos são descendentes de judeus conversos. É um facto histórico incontornável que cristãos-novos e cristãos-velhos se foram unindo pelo matrimónio, de sorte que, à luz da genealogia enquanto ciência, é praticamente impossível que exista um só português que não seja descendente de conversos. No entanto, por Bnei Anousim devem entender-se somente aqueles que clandestinamente continuaram a rezar a Adonai e a manter o espírito de família nos casamentos, pois se a mãe não for judia, o cunho de «judeu» desaparece e os seus descendentes já não o poderão invocar.
Anusim, (plural de Anus)
Termo usado para designar os judeus ibéricos obrigados à conversão forçada.
Apostasia − Acto de se renegar a fé recebida. Diferente da heresia pois esta apenas diz respeito à negação de algum, ou alguns, dogmas da religião.
Aron há-kodesh − Pequeno armário onde se guardam os rolos da Lei (como o encontrado na Rua de S. Miguel, nº 9, apesar de haver algumas dúvidas que assim seja). Este termo é mais utilizado pelos judeus ashkenazim. Os judeus sefarditas chamam-lhe Ehal.
Ashquenazis
A Bíblia diz-nos que Achkenaz foi descendente de Yafet. Este termo aplicava-se na Alemanha. Ashkenazis são os judeus que seguiram os costumes dos grandes centros rabínicos da Alemanha. Hoje aplica-se esta designação aos judeus originários da Europa Central e de Leste. A língua comum é o Yiddish, em português, ídiche.
Ázimo − Significa sem fermento, insípido, insosso. Matsá é o nome que os judeus dão ao pão não levedado e que é consumido durante os oito dias das cerimónias da Pessah, Páscoa hebraica. Em alguns processos da Inquisição aparecem expressões como pão santo, outra designação que era usada pelos cripto-judeus para designar este alimento.
Cont...
Sem comentários:
Enviar um comentário