quarta-feira, 14 de novembro de 2018

PORTO - TRANSFORMAÇÕES URBANÍSTICAS E VIDA CULTURAL


TRANSFORMAÇÕES  URBANÍSTICAS  E VIDA CULTURAL
Câmara Municipal do Porto- 1930



APÓS A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA A CIDADE INICIOU UMA MUDANÇA URBANÍSTICA QUE SE VAI FAZER SENTIR NO SEU CENTRO CÍVICO.



A IDEIA DE ELÍSIO DE MELO, VEREADOR DA CÂMARA DO PORTO, ERA CONSTRUIR UMA AVENIDA CENTRAL E NOVOS PAÇOS DO CONCELHO.

NO ENTANTO O PROJECTO DE BARRY PARKER, UMA IMAGEM NEO CLÁSSICA CONDIZENTE COM A ARQUITECTURA QUE PREDOMINAVA NA CIDADE, FOI ALTERADA PELA ENTRADA EM CENA DE MARQUES da SILVA, O ARQUITECTO MAIS INFLUENTE DE ENTÃO.



ESTE, INFLUENCIADO PELAS BEAUX ARTS PARISIENSES VAI DAR UM SENTIDO MAIS ECLÉTICO À AVENIDA DOS ALIADOS. MARQUES DA SILVA TINHA REGRESSADO DE PARIS EM 1896 E  LOGO COMEÇOU A MOSTRAR AO QUE VINHA.
A SUA PRIMEIRA GRANDE OBRA É A ESTAÇÃO DE S. BENTO,  INAUGURADA EM 1 DE MAIODE 1915, APESAR DO COMBOIO JÁ TER CHEGADO À GARE NOS FINAIS DO SÉCULO XIX (1896).
José Marques da Silva  -  1867-1949

OUTRO EDIFÍCIO DESTE TEMPO É AQUELE QUE FOI MANDADO CONSTRUIR PELA COATS & CLARK NA RUA DUQUE DE LOULÉ, ANOS DEPOIS A EMPRESA FOI PARA GAIA E O IMÓVEL FOI VENDIDO À EDP.



O BAIRRO IGNÊS TAMBÉM É DESTE TEMPO E  FOI UMA TENTATIVA DE DAR RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DE HABITAÇÃO DOS ESTRATOS PEQUENA BURGUESIA URBANA.





EM 1920  INICIOU-SE A CONSTRUÇÃO DA CENTRAL DA PICARIA. O EDIFÍCIO SERIA

INAUGURADO EM 1925 OBRA DE R. TOUZET. ERA A SEDE DA “ ANGLO PORTUGUESE

TELEPHONE COMPANY LDA”


APESAR DA DESTRUIÇÃO DO CAFÉ GUICHARD, O MAIS CÉLEBRE DO SEU TEMPO, CONSTRUIRAM-SE  NESTA ALTURA DOIS CAFÉS QUE FICARAM CÉLEBRES: O CHAVE D’OURO, 1920 E O MAJESTIC, 1921


EM 1917 A AVENIDA DA BOAVISTA CHEGA FINALMENTE AO MAR… 







A  RENASCENÇA  PORTUGUESA




EM 1912 É FUNDADA NO PORTO UM MOVIMENTO CULTURAL QUE VIRIA A MARCAR

A SOCIEDADE PORTUGUESA.

TEIXEIRA DE PASCOAES ( O SEU MENTOR ), LEONARDO COIMBRA, JAIME CORTESÃO,

ÁLVARO PINTO, ENTRE OUTROS,  QUERIAM DAR CONTEÚDO  FECUNDO À REVOLUÇÃO REPUBLICANA, PROMOVENDO ASSIM UMA MAIOR CULTURA AO POVO PORTUGUÊS.



ANTÓNIO CARNEIRO, LEONARDO COIMBRA, TEIXEIRA REGO, HERNÂNI CIDADE, CASAIS MONTEIRO, SANT'ANNA DIONÍSIO, AARÃO DE LACERDA E DELFIM SANTOS.
AFONSO DUARTE, AUGUSTO SANTA RITA, AFONSO LOPES VIEIRA, FERNANDO PESSOA, ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA COLABORARAM ATRAVÉS DA REVISTA ÁGUIA


A REVISTA ÁGUIA, FOI PUBLICADA ENTRE 1912 E 1932.
 COM O APROFUNDAR DA CRISE DA I REPÚBLICA, VEIO AO DE CIMA AS DIFERENÇAS ENTRE AS DIVERSAS  SENSIBILIDADES E JAIME CORTESÃO, ANTÓNIO SÉRGIO E RAUL PROENÇA ( ESTES ÚLTIMOS TINHAM ENTRADO POSTERIORMENTE)  AFASTAM-SE CRIANDO A PRIMEIRA CISÃO.



ALGUNS DESTES MEMBROS VÃO ESTAR NA  ORIGEM DA UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO, CRIADA EM 9/6/1912.  AQUI ERAM MINISTRADOS DIVERSOS CURSOS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS ACTIVIDADES  CULTURAIS. TINHAM COMO OBJECTIVO A FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS  ADULTOS.



EM 22 DE MARÇO DE 1911 É CRIADA A UNIVERSIDADE DO PORTO,  INCORPORANDO A

ACADEMIA  POLITÉCNICA,  A ESCOLA MÉDICA CIRÚRGICA, ALÉM DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS,FÍSICO-QUÍMICAS, HISTÓRICO NATURAIS, FACULDADE DE MEDICINA, FARMÁCIA,ENGENHARIA E UMA FACULDADE DE COMÉRCIO.

A UNIVERSIDADE DO PORTO FOI INAUGURADA EM 16 DE JULHO  DE 1911 O SEU 1º REITOR FOI O MATEMÁTICO GOMES TEIXEIRA. 



AS FACULDADES DE  DIREITO, LETRAS E UMA ESCOLA NORMAL, NÃO FORAM CONTEMPLADAS.A CRIAÇÃO DA FACULDADE DE LETRAS DÁ-SE EM 1919, POR PRESSÃO DE LEONARDO COIMBRA,MINISTRO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA. EM 1928 UM HOMEM DO PORTO, ALFREDO DE MAGALHÃES,EXTINGUE A FACULDADE DE LETRAS E SÓ EM 1961! É QUE ESTA  FOI AUTORIZADA A LECCIONAR.



EM 1912 É FUNDADA A LIVRARIA ACADÉMICA.

FUNDADOR: Joaquim Guedes da Silva



AARÃO DE LACERDA, JAIME CORTESÃO, LEONARDO COIMBRA, TEIXEIRA DE PASCOAES E TANTOS OUTROS  FORAM TRANSFORMADOS  EM CLIENTES CERTOS E AMIGOS FIÉIS.



EM 1948 NUNO CANAVEZ VEM COMO MARÇANO TRABALHAR PARA ESTA CASA…  ATÉ HOJE…



A INVICTA FILM É CRIADA  EM 1917 NA PRELADA, TORNANDO-SE POSTERIORMENTE

OS MAIORES ESTÚDIOS DE CINEMA DA PENÍNSULA IBÉRICA. NUNCA ESQUECER O PAPEL PIONEIRO DO PORTO NO QUE AO CINEMA DIZ RESPEITO, JÁ QUE FOI AURÉLIO PAZ DOS REIS 
O INTRODUTOR DO MESMO EM PORTUGAL.

Invicta Film Estúdios da Prelada

EM MAIO DE 1917 É CRIADO O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO E FOI

OFICIALMENTE INAUGURADO EM 9 DE DEZEMBRO DE 1917 NO PALACETE DOS VISCONDES DE VILARINHO DE S. ROMÃO. 


O CORPO DOCENTE ERA CONSTITUÍDO POR RAIMUNDO DE MACEDO,LUÍS COSTA, ÓSCAR DA SILVA, MOREIRA DE SÁ, CARLOS DUBINI, ENTRE OUTROS. MOREIRA DE SÁ ERA FOI O SEU PRIMEIRO  DIRECTOR.







EM 1923 É FUNDADA A ORSEC, OFICINAS DE RÁDIO SOM E CINEMA, NO ENTANTO  AS PRIMEIRAS EMISSÕES DE RÁDIO JÁ VINHAM DE 1920. EM 1932 É FUNDADA A IDEAL

RÁDIO COM SEDE NA RUA DE ALFERES MALHEIRO. É AQUI QUE EM 17 DE ABRIL DE 1945 É DIFUNDIDO O PRIMEIRO PROGRAMA DA VOZ DOS RÍDICULOS.

EM FEVEREIRO DE 1953 A FUSÃO DA ORSEC, IDEAL RÁDIO, PORTO RÁDIO, ENTRE OUTROS, DARÁ ORIGEM À SOCIEDADE EMISSORA DO NORTE REUNIDOS.


1 comentário:

  1. Mais uma vez obrigado ao Prof. César Silva pela magnífica divulgação da História da nossa cidade. Bem haja!

    ResponderEliminar